Recuperação de crédito

A Contax é uma das empresas mais bem estruturadas para oferecer soluções em recuperação de crédito. Toda sua performance é conseqüência do constante aprimoramento do seu produto.

Possuindo gestão de pessoas e tecnologia adequadas, pôde traçar um modelo exclusivo com módulos de treinamento baseado em duas políticas: a que dimensiona o custo pela quantidade de posições de atendimento e a que prevê a remuneração baseada em taxa de sucesso.


Operação de sucesso

Atualmente as empresas vêem na recuperação de crédito um dos pilares da sua performance econômica. A Contax, antenada a realidade, criou um produto que correspondesse a essa expectativa.

Para atender à demanda, a empresa, desde 2002, vem aprimorando o seu Produto de Recuperação de Crédito (Estratégia, Processos, Tecnologia, Melhores Práticas e RH), tornando-o mais sofisticado e completo.

Enquanto carta e ligação telefônica eram os canais mais usuais nas operações de recuperação de crédito, a Contax diferenciou e passou a utilizar canais alternativos de contato com o cliente como: Voice Message, SMS e e-mail.

Possuindo tecnologia e gestão de pessoas adequadas para entrar no mercado de recuperação de crédito, a Contax passou a desenvolver estratégia para colher os melhores resultados.


Modelo exclusivo

Para tanto, a Contax desenhou os perfis específicos de operadores e supervisores, desenvolveu módulos de treinamento e criou um modelo de negócios baseado em duas políticas: uma dimensiona o custo da solução pela quantidade de posições de atendimento e, a outra, prevê remuneração baseada em taxa de sucesso, com participação sobre os valores recuperados.

A Contax reconhece a complexidade de uma operação de recuperação de crédito e sabe que os resultados positivos se devem a fatores como estratégia, capacidade, planejamento, elaboração de processos e informação gerencial.


Projetos testados na prática

O sucesso da operação depende também do conhecimento do histórico do devedor, de sua situação atual e do desenvolvimento de alternativas condizentes com ela. Por isso, independentemente do modelo adotado, o atendimento às necessidades do cliente parte da análise de cada situação em particular.

A flexibilidade no desenvolvimento de respostas sob medida está garantida por uma composição de plug-ins e a empresa cliente sempre tem a oportunidade de montar pilotos, medir resultados e analisar a viabilidade do projeto, antes de iniciar a operação.

Com o compromisso de oferecer total suporte de inteligência e assessoria ao desenvolvimento dessas operações de recuperação de crédito, a Contax contribui, inclusive, para a melhoria de todo o processo de vendas de seu cliente, pois também contribui para a identificação de eventuais problemas na base da política de concessão de créditos e sinaliza as melhorias que podem ser adotadas.


Ferramentas únicas

Além de investir continuamente no treinamento de pessoal, a Contax preocupa-se também em colocar o que há de mais moderno em tecnologia a favor das metas de seus clientes.

Por isso, foi a primeira empresa no Brasil a desenvolver uma ferramenta que otimiza a cobrança de inadimplentes, o Collection Score. Trata-se de um sistema de nota que indica a probabilidade do cliente pagar a sua dívida. Isso é feito por meio de análises estatísticas das bases de dados e permite que a empresa direcione melhor sua estratégia de cobrança de acordo com cada cliente, produto e região geográfica.

Outra ferramenta utilizada com sucesso pela Contax, no processo de recuperação de crédito, é o enriquecimento de base. Este serviço tem como principal objetivo aumentar a probabilidade de contato com os devedores. Até pouco tempo atrás, os inadimplentes não-localizados não podiam ser pesquisados em bases únicas. Porém, com essa tecnologia, a empresa dá mais um passo em direção ao aumento de CPC (contato com a pessoa certa) e, conseqüentemente, melhora os índices de recuperação.

A Contax também desenvolveu a ferramenta Best Time to Call, por meio da qual é feito o cruzamento de informações de banco de dados para identificar os melhores horários para contatar o cliente inadimplente e, com isso, aumentar a taxa de sucesso da operação.


Tecnologia aplicada

Para atender à demanda do mercado, a Contax também investiu em um sistema em ambiente de WEB que, entre outras facilidades, conta com um módulo estratégico e uma base de dados estruturada das informações para clientes que desejam utilizar recursos MIS nas suas operações.

O Front End de Recuperação de Crédito Contax é uma solução de sistema ágil e customizável, que proporciona fácil definição de modelos, análise e aproveitamento de informações. A ferramenta permite a disponibilização dos dados necessários para negociação, registro e consulta em uma única tela.

Também o Discador Contax busca agilizar as ações de cobrança e tem como vantagens baixo custo de instalação, segurança no ambiente de rede, baixo consumo de recursos computacionais e facilidade de integração e operação.

O sistema de discagens em massa automatiza e costumiza o volume de ligações de acordo com o número de negociadores logados, maximizando a produtividade da operação. Esta ferramenta tem três formas de trabalho: preditivo (filtra ligações não produtivas e realiza cálculos estatísticos), power (realiza discagens de maneira automática) e preview (permite análise prévia do cliente antes da negociação).