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Contax compra Ability, destaque do setor de Trade Marketing no Brasil, e consolida-se como empresa de Customer Performance
Operação de aquisição dá garantias de continuidade de governança da Ability, que agora ganha o sobrenome Contax
01/09/2010

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2010 – A Contax, empresa líder na oferta de BPO (sigla em inglês para terceirização de processos de negócios – Business Process Outsourcing) no Brasil, anunciou hoje a compra da Ability, uma das maiores empresas do país em trade marketing – atendimento do consumidor em ponto de venda. Com isso, a Contax dá mais um importante passo na direção da consolidação de sua estratégia de ser a única empresa de serviços corporativos especializada em toda a cadeia de relacionamento entre empresas e seus consumidores, nos múltiplos canais de contato. Assim, a Contax se posiciona como um aliado estratégico para empresas, ajudando-as a maximizar seu relacionamento com os consumidores, segmento que a Contax passa a denominar de “Customer Performance”.

No mercado há 12 anos, a Ability é uma das líderes em seu segmento, sendo percebida como destaque de atuação e entrega. Seu portfólio de clientes inclui empresas como Adidas, HP, Itaú, Nokia, Philips e Whirlpool. A Ability, que alcançou um faturamento de R$ 104 milhões em 2009, com R$ 10 milhões de EBITDA, possui operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Recife e Campinas (SP) e conta com cerca de 2.700 colaboradores em todo o país. De 2007 até hoje, ganhou nove prêmios por seus resultados. Pelo contrato firmado entre as duas empresas, a Contax passa a ter 100% do capital da Ability. O valor da operação será de até R$ 82,47 milhões, com pagamento a ser efetuado num prazo mínimo de três anos e atrelado à performance da companhia.

“Com a compra da Ability, a Contax agrega a expertise de oferecer soluções de marketing aplicadas aos canais de vendas e relacionamento com clientes às suas características já reconhecidas pelo mercado”, afirma James Meaney, presidente da Contax. “Não há nenhum outro caso de empresa no Brasil ou no mundo que esteja realizando esse tipo de consolidação no setor de relacionamento com o consumidor. A Contax é pioneira nesse sentido e acreditamos que esse é um grande diferencial.”

A operação faz parte da estratégia da Contax de sempre diferenciar-se no mercado, ampliando seus horizontes e a oferta de serviços para seus clientes. Nos seus dez anos de existência, a empresa fez dois grandes movimentos nesse sentido. O primeiro ocorreu em 2005, quando a Contax reestruturou suas operações por unidades de negócios, especializadas em Atendimento, Televendas e Cobrança. Mais recentemente, em abril de 2009, a Contax criou, a partir de sua área de TI, a Todo!, um centro de integração e operação de soluções de tecnologia, com foco em soluções completas para o mercado de CRM (sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente).

Agora a Contax dá início a um terceiro marco de sua história com a aquisição da Ability, que permitirá atuar diretamente no desenvolvimento, implantação, operação e monitoramento de ações presenciais nos canais de vendas e distribuição dos clientes.

No comando da Ability, nada muda: sua fundadora Tania Martins segue como presidente da empresa. “A Ability é a empresa mais eficiente do mercado de trade marketing e vamos aproveitar todas as sinergias com nosso negócio que, nesse caso, são absolutamente complementares e dedicadas à execução da cadeia de relacionamento com clientes, seja remoto ou presencial”, explica Michel Sarkis, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Contax. “Nossas sinergias são de mercado, não de custo”, complementa.

Assim, as duas empresas continuam em com vida própria, cada uma com o seu CNPJ, sua equipe, sua estrutura de executivos dedicados aos clientes. “Nossa intenção com essa operação é uma só: crescer com solidez, agregando valor aos nossos clientes”, declara Tania Martins. James Meaney afirma que a única alteração na Ability é que agora ela terá um sobrenome – Ability Contax.

Há cerca de um ano, a Contax, que hoje é líder do mercado de Contact Center e de cobrança no Brasil, vem se estruturando para ofertar serviços nos pontos de venda de clientes, a partir de uma demanda identificada no mercado. “Para cumprir a estratégia de expandir sua forma de atuação, a Contax analisou diversas empresas do mesmo segmento da Ability”, afirma James Meaney. “Ela mostrou um grande diferencial em relação à concorrência por ser a melhor de sua área.”

Para Tania Martins, Contax e Ability se complementam e têm os mesmos valores e a mesma visão de negócio. “A Ability, assim como a Contax, é movida pela busca de resultados para seus clientes, pela oferta de soluções completas para projetos, mantendo diferenciais como o atendimento ágil e personalizado, a capacidade de implantar e gerenciar ações complexas e inovadoras.”

Para Meaney, com a aquisição da Ability, a Contax tem como meta “ir além do BPO e do trade marketing, consolidando-se como uma empresa de Customer Performance, que agrega todas as formas de se comunicar com o consumidor com inteligência e presença.”

Ontem à noite, a Contax enviou um “Fato Relevante” à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) explicando a operação.

Sobre a Contax

Há dez anos no mercado, a Contax presta serviços integrados de relacionamento entre as empresas e seus clientes. A empresa atua nas áreas de terceirização de processos de negócios (BPO), implantações de soluções de TI de CRM (Customer Relationship Management), SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), recuperação de crédito e televendas. Tem 71 clientes corporativos, entre os quais estão os maiores bancos brasileiros, empresas do setor de telecomunicações, de TV por assinatura, de processamento de cartões de crédito e distribuidoras de energia elétrica. A Contax é uma das principais empregadoras do país. São 81,4 mil funcionários em 32 unidades, localizadas em sete estados do Brasil e no Distrito Federal.

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